quinta-feira, 30 de julho de 2015

Mais uma Aranha

Recolhido mais um aracnídeo de importância medica em Barra Velha


Caros amigos leitores, no dia 29 de julho de 2015 o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, foi acionado para resgatar mais uma Aranha Armadeira dentro de residencia em Barra Velha.


As 18:30 recebemos uma solicitação do Sr Paulo Albus, residente  na rua 1060 nº 25, bairro Itajuba, cidade de Barra Velha SC, para resgatar uma Aranha Armadeira que estava dentro de sua residencia.



Ao chegarmos ao local constatamos a presença do animal que foi identificado como Aranha Armadeira – Phoneutria sp (adulta), o aracnídeo estava escondido entre as pencas de bananas, em sua cozinha . O mesmo foi recolhido pela Equipe de Resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos dos Bombeiros Voluntários e será encaminhado para o Instituto Butantan SP, pois se trata de uma aranha de importância medica.


Bombeiros Voluntários Envolvidos 
Bombeiro Voluntário Vargas
Bombeiro Voluntário Leonardo

Aranha Armadeira
Originárias da região sul-americana, com um corpo de 3,5 cm a 5 cm e pernas de até 17 cm com as pernas estendidas (fêmea). São altamente agressivas e peçonhentas, pois produzem um veneno cujo componente neurotóxico é tão potente que apenas 0,006 mg é suficiente para matar um rato. Frequentemente entram em habitações humanas à procura de alimento, parceiros sexuais ou mesmo abrigo, escondendo-se em roupas e sapatos. Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes, e centenas de acidentes envolvendo essas espécie são registrados anualmente: são responsáveis por aproximadamente 42% dos casos de picadas por aracnídeos notificados no Brasil.

CONTROLE E PREVENÇÃO

As seguintes medidas são eficazes para controle e prevenção de acidentes:
Manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios, não acumulando entulho e lixo doméstico;
Aparar a grama dos jardins e recolher as folhas caídas;
Vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, colocar telas nas janelas, vedar ralos de pia, tanque e de chão com tela ou válvula apropriada;
Colocar o lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados para evitar aparecimento de baratas, moscas e outros insetos, que são o alimento predileto de aranhas e escorpiões;
Examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las;
Andar sempre calçado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de construção, lenha, etc.

INSETICIDAS

Para evitar aranhas e escorpiões, o uso periódico de inseticidas não é a melhor solução. Além do alto custo, a aplicação desses produtos tem efeito apenas temporário e pode provocar intoxicações em seres humanos e animais domésticos. O ideal é coletar as aranhas e escorpiões e remover o material acumulado onde estavam alojados, o que evitará a infestação.


fonte

Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Silvestres que estejam machucados e animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadãos que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

Pinguim em Barra Velha

Pinguim é resgatado na Praia do Sol em Barra Velha




Caros amigos leitores no dia 28 de julho de 2015 o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, Resgatou em Barra Velha mais uma ave marinha desta vez um pinguim.

As 16:45 hs o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiro Voluntário de Barra Velha SC, foi acionado  pelo Srº Jeferson Boraka, para resgatar uma ave marinha um pinguim que estava na Praia do Sol, Bairro Itajuba, Barra Velha SC. 


Bombeiros Voluntários Envolvidos 
Bombeiro Voluntário Lima
Bombeiro Voluntário Uchôa

O Animal foi resgatado pela Equipe do Núcleo de Proteção Ambiental dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e foi encaminha ao Centro de Reabilitação de Aves Marinhas UNIVALI em Penha SC, pois estava muito debilitado.



Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Silvestres que estejam machucados e animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadãos que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.


Coruja Resgatada em Barra Velha

Coruja Resgatada em Barra Velha é levada ao Zoo do Beto Carreiro World





Caros amigos leitores no dia 22 de julho de 2015 as 13:57 hs o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha SC, foi acionado pela moradora de Barra Velha SC, Sr Bismarke F. Fugazza residente na Br 101 Km 86 nº 390, Bairro São Cristóvão, cidade Barra Velha, para resgatar uma Coruja machucada.


Bombeiros Voluntários envolvidos 
Bombeiro Voluntário Zulmar 
Bombeiro Voluntário Uchôa

Ao chegarmos ao local deparamos com um Exemplar de Mocho adulto com ferimentos na asa. O Mocho foi recolhido pelo NPA, que o encaminhou imediatamente ao Zoo do Beto Carreiro World, devido aos ferimentos em sua asa.




O animal foi atendido de imediato  pelos Profissionais do  Zoo do Beto Carreiro World, onde esta recebendo cuidados especializados.






Agradecemos humildemente a toda a Equipe de Profissionais do  Zoo do Beto Carreiro World, por seu empenho e dedicação.

Lembramos a população de Barra Velha  SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadãos que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

O que é Estado de Choque?



O estado de choque é um grupo de síndromes cardiovasculares agudas que não tem característica e uma definição única que compreenda todas as suas diversas causas e origens, ele se dá quando há mal funcionamento entre o coração, vasos sangüíneos (artérias ou veias) e o sangue, instalando-se um desequilíbrio no organismo.


Vários sinais e sintomas predispõem ao choque, que facilitam a observação e análise dos mecanismos. Há vários tipos de choque:
-Choque Hipovolêmico
-Choque Cardiogênico
-Choque Septicêmico
-Choque Anafilático
-Choque Neurogênico
-Choque Distributivo
-Choque Misto
Causas

As causas podem ser várias: traumatismo externo ou interno, perfuração súbita de órgãos, emoção, frio, queimaduras, intervenções cirúrgicas, etc. Todo acidentado pode entrar em estado de choque, progressiva ou insidiosamente, nos minutos ou horas que se seguem ao acidente.



Choque Hipovolêmico


É o choque que ocorre devido à redução do volume intravascular por causa da perda de sangue, de plasma ou de água perdida em diarréia e vômito.

Choque Cardiogênico

Ocorre na incapacidade de o coração bombear um volume de sangue suficiente para atender às necessidades metabólicas dos tecidos.

Choque Septicêmico

Pode ocorrer devido a uma infecção sistêmica.

Choque Anafilático

É uma reação de hipersensibilidade sistêmica, que ocorre quando um indivíduo é exposto a uma substância à qual é extremamente alérgico.

Choque Neurogênico

É o choque que decorre da redução do tônus vasomotor normal por distúrbio da função nervosa. Este choque pode ser causado, por exemplo, por transecção da medula espinhal ou pelo uso de medicamentos, como bloqueadores ganglionares ou depressores do sistema nervoso central.

Choque Distributivo

É aquele caracterizado por queda do tônus vasomotor, com expansão do leito vascular (vasodilatação) e hipovolemia relativa (retenção da volemia em vasos periféricos), como acontece nos traumatismos graves (Choque Traumático), depressão do SNC, dor intensa, bloqueadores ganglionares e anti-hipertensivos, retirada abrupta de líquido ascítico (dilatação vascular "ex-vácuo"), e infecções graves com bactérias gram positivas, por exemplo, (Choque Septicêmico).



Choque Misto


Quando dois ou mais fatores atuam em conjunto.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

DESMAIOS



O QUE É DESMAIO?

O desmaio acontece quando você perde a consciência por um curto período de tempo. O termo médico para o desmaio é síncope. Um desmaio geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos.
Em alguns casos, o desmaio é precedido por sensações como vertigem, tontura,fraqueza e náuseas. Uma recuperação completa geralmente leva apenas alguns minutos após o desmaio. Se não houver nenhuma condição médica subjacente causando-lhe a desmaiar, o tratamento não é necessariamente obrigatório.
Na maioria das vezes, os desmaios não indicam doenças graves. Mas, em algumas situações, ele pode ser um sintoma de um problema de saúde sério. De qualquer forma, os desmaios devem ser motivo para uma consulta médica, principalmente se acontecem episódios recorrentes, mais de uma vez por mês.

CAUSAS

Nem sempre a causa do desmaio é clara. No entanto, o episódio pode ser desencadeado por uma série de fatores, incluindo:

·         Medo
·         Trauma emocional
·         Estresse
·         Dor severa
·         Uma queda súbita da pressão arterial
·         Baixo nível de açúcar no sangue devido ao diabetes ou longos períodos em jejum
·         Hiperventilação (respiração rápida e superficial)
·         Desidratação Ficar em pé por muito tempo
·         Levantar-se rápido demais de uma posição sentada ou deitada
·         Esforço físico em altas temperaturas
·         Tosse severa
·         Esforço excessivo durante a evacuação
·         Convulsões
·         Abuso de drogas ou álcool

Medicamentos que reduzem a pressão arterial também podem causar desmaios, principalmente se você passa muito em pé ou faz esforço. Esses remédios geralmente são aqueles usados para tratar a pressão alta, alergias, depressão e ansiedade.
Se você tem a sensação de desmaio ou sofre um desmaio quando vira a cabeça para o lado, pode ser que os ossos do seu pescoço estejam comprimindo um vaso sanguíneo.
As mudanças hormonais no início da gravidez, por vezes, podem causar desmaios. Em casos raros, um desmaio também pode ser sintoma de tumores cerebrais – principalmente se acompanhado de outros sintomas neurológicos, como convulsão.

FATORES DE RISCO

Você está em um maior risco de desmaio se tiver alguma dessas condições:

·         Diabetes
·         Bloqueios cardíacos
·         Arritmias cardíacas
·         Ansiedade ou ataques de pânico

 BUSCANDO AJUDA MÉDICA
Se você sofreu um desmaio, peça para alguém que testemunhou o episódio algumas informações que você talvez não se lembre. Se possível, leve essa pessoa ao hospital com você.
Em pessoas que já desmaiaram, alguns sintomas e características são motivo de preocupação. Veja:

·         Desmaio durante o exercício
·         Vários episódios dentro de um curto espaço de tempo
·         Desmaio repentino, sem quaisquer sintomas de alarme ou qualquer gatilho aparente
·         Desmaio precedido ou seguido de possíveis sintomas cardíacos, tais como dor no peito, palpitações ou falta de ar
·         Idade avançada
·         Lesão significativa como resultado de desmaio
·         História familiar de morte súbita

Embora a maioria das causas de desmaios não sejam graves, é necessária a avaliação de um médico para distinguir. As pessoas que desmaiaram devem buscar ajuda médica o mais breve possível, especialmente há qualquer sinal de alerta.
Para os casos de gravidez, diabetes ou histórico prévio de doença cardiovascular, o atendimento deve ser de emergência.

NA CONSULTA MÉDICA

Especialistas que podem diagnosticar as causas de desmaio são:

·         Clínico geral
·         Cardiologista
·         Neurologista
·          
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

·         Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
·         Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
·         Se possível, peça para alguém que presenciou o desmaio te acompanhar

O médico ou médica provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

·         Esta é a primeira vez que você desmaiou?
·         Quando o desmaio aconteceu? O que você estava fazendo?
·         Quais os sintomas que você teve antes de desmaiar?
·         Ocorreu convulsão, lesões da língua ou perda de controle do intestino e bexiga?
·         Quando recuperou a consciência, você estava ciente de seu entorno ou estava confuso?
·         Sentiu dores no peito ou palpitações cardíacas antes de desmaiar?

EXAMES

Durante a consulta, você passará por um exame físico. O médio ou médica irá verificar seus batimentos cardíacos, as funções do seu pulmão e sistema nervoso. A sua pressão arterial pode ser medida com você em diversas posições, como deitado, sentado e em pé.
Além disso, outros testes podem ser solicitados. Confira:

·         Ecocardiograma
·         Eletrocardiograma
·         Eletroencefalograma
·         Raio-X do peito
·         Exames de sangue

PRIMEIROS SOCORROS

Se você sentir fraqueza

·         Deitese ou sentese. Para reduzir a chance de desmaiar de novo, não se levante rápido demais
·         Coloque a cabeça entre os joelhos se você se sentar

Se alguém desmaia

Vire a pessoa para cima, com as costas no chão e cabeça de lado, para facilitar a respiração. Se ela está respirando, restaure o fluxo de sangue para o cérebro elevando as pernas da pessoa acima do nível do coração (30 centímetros). Solte cintos, colares ou qualquer acessório que possa apertá-la. Se a pessoa não recuperar a consciência dentro de um minuto, ligue para um número de emergência.

·         Verifique as vias aéreas da pessoa estão livres. Fique atento para vômitos
·         Verifique se há sinais de circulação (respiração, tosse ou movimento). Se ausente, ligue para a emergência
·         Se a pessoa está ferida, tente controlar qualquer sangramento com pressão direta
·         Se há hematoma na cabeça ou tem alguma chance dela ter fraturado um osso, evite tocá-la

O que não fazer

·         Não jogar água fria no rosto
·         Não oferecer álcool ou qualquer coisa para a pessoa cheirar
·         Não sacudir a vítima

sábado, 18 de julho de 2015

ENTORSE (TORÇÕES)



entorse (torções) é um problema freqüente do sistema locomotor, que pode ocorrer em atletas ou passeadores, por exemplo. Aqui você encontra o nosso arquivo completo sobre este tema.

DEFINIÇÃO
O entorse é uma lesão dos ligamentos de uma articulação sem deslocamento das superfícies articulares. Em caso de entorse, o raio de ação normal de uma articulação é ultrapassado com o efeito do impacto e causa um dano por distorção no aparelho capsulo-ligamentar. (fonte:Blessures Sportives, de Drossa Pharm, Suíça).
Distinguimos o entorse benigno (não há ruptura dos ligamentos) dos entorses graves (há ruptura dos ligamentos).
O tornozelo é a região do corpo mais afetada por entorses.

CAUSAS
Quando a articulação é submetida a um movimento brusco há risco de ocorrer um entorse benigno ou grave.
É o que ocorre com os atletas (jogadores de futebol, tênis,etc.) que efetuam movimentos bruscos e violentos com freqüência.
A caminhada e/ou um movimento em falso podem também provocar um entorse.

GRUPOS DE RISCO
Os grupos de risco são principalmente:
- Os atletas, esportistas
- A fadiga em geral (que enfraquece e pode favorecer um entorse)

SINTOMAS

PARA OS ENTORSES BENIGNOS
- Em geral, a articulação fica muito dolorosa e inchada. Neste caso, ainda é possível efetuar movimentos normais na região da articulação. Após algumas horas, geralmente aparece um edema (sem equimose) e dor.

PARA OS ENTORSES MODERADOS E GRAVES
- O primeiro sinal de entorse pode ser um estalo audível e relativamente forte com uma forte dor, assim como um inchaçona articulação e um edema. Os movimentos na região da articulação ficam anormalmente amplos, isso ocorre pois os ligamentos que deveriam segurar a articulação, por estarem muito danificados, não conseguem conter o movimento articular. Podemos observar também o aparecimento de um hematoma (foto) 24 horas após o início do entorse.
É importante saber que quão mais sério for o entorse, mais os sintomas aumentarão.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico dos entorses consiste em:
- Um exame clínico
- Radiografias
É importante consultar um médico em caso de entorse grave.

TRATAMENTO
O tratamento dos entorses benigno geralmente consiste em:
- Na aplicação de compressas de gelo, que devem ser feitas o mais rápido possível (mais informações em "aplicação de gelo em caso de entorse")
- Compressão: colocar uma bandagem, um esparadrapo (strapping, feito pelo médico), um gesso ou uma atadura durante 2 a 3 semanas, isso ajuda a impedir o inchaço. É o médico que irá decidir qual a melhor solução para imobilizar bem a articulação e ajudar na reconstrução dos ligamentos.
- O uso de anti-dor e anti-inflamatórios em uso externo (creme, gel,...) ou interno (comprimidos).
- Repouso, você pode, por exemplo, utilizar a a ajuda de uma bengala ou muleta para caminhar, se o entorse ocorrer no tornozelo ou joelho. O objetivo é estabilizar a articulação, enquanto o paciente aguarda uma consulta no médico.

PARA OS ENTORSES GRAVES
- Alem dos tratamentos do entorse benigno (frio, bandagem, anti-dor), o médico pode propor uma intervenção cirúrgica

DICAS TERAPIA
- Aplique rapidamente uma compressa de gelo (para limitar a dor e o inchaço, efeito "anti-inflamatório natural). Você pode, por exemplo, fazer compressas de dez minutos e repetir a operação de hora em hora. Utilize uma bolsa de gelo (ou gel "cold pack") protegida por uma toalha (você não deve deixar o gelado em contato com a pele).
- Em caso de inchaço e se o entorse ocorrer na região do pé, é aconselhado deixar o pé em uma posição elevada.
- Se o seu entorse ocorrer após uma prática esportiva, é aconselhado a não retomar o esporte logo em seguida: por exemplo, em caso de entorse moderado são necessárias 4 a 6 semanas de repouso antes de retomar o esporte.

PREVENÇÃO
-Faça um bom aquecimento antes de praticar esportes.
- As mulheres devem evitar o uso de saltos altos.